terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo


Essa semana resolvi escrever sobre um livro que já li a muito tempo, mas que considero como um dos meus clássicos brasileiros favoritos, por ser uma história simples e gostosa de se ler.
A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo conta a história pitoresca de Augusto, um jovem namorador e estudante de medicina, e Carolina, moça traquina e esperta. Tudo começa com uma aposta.
Augusto faz uma aposta com seus amigos, de que caso se apaixonasse por alguma moça durante o final de semana na Ilha de S’tanna teria que escrever um romance, caso contrário, seus amigos escreveriam sobre sua derrota.
Na ilha acontece justamente o inesperável para Augusto, que até então se achava imune do amor. Conhece Carolina, e se apaixona por ela, pelo seu jeito teimoso, traquino e apaixonante de ser. Porém, ainda está preso a um juramento de casamento, feito quando criança com uma menina muito especial que conheceu na praia durante um só dia, seu primeiro amor. Nessa parte vemos que Augusto não é tão incessível, pois ainda esperava essa menina a quem prometeu amor eterno na infância.
O destino se encarrega de arrumar as coisas e de uma forma muito simples e singela, Augusto teve que escrever um romance.... Não possui grandes acontecimentos, mas faz o leitor viajar e se dispersar das preocupações diárias.
Apreciação: Muito bom
Dados técnicos do livro:
Autora: Joaquim Manuel de Macedo
Editora: Grandes obras da língua portuguesa, Avenida, 2009
Nº de páginas: 130

4 comentários:

  1. Olá.
    Adorei o seu Blog e pelo fato de eu também ter um Blog Literário, adoraria fazer uma parceria com você. Poderíamos fazer assim.

    Você põe o meu banner em seu Blog que eu ponho o link de seu Blog no meu, simples! Já vou divulgar seu Blog, esperando sua resposta e passa lá em meu Blog:http://fanaticosleitores.blogspot.com/

    Obs: O Blog começou hoje (01/02), e isso pode ser o porquê de poucos posts.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Izabela! Já li A Moreninha e é ótimo! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os clássicos, pricipalmente o romantismo.

    A Moreninha realmente foi um excelente livro! Adorei ler a resenha e relembrar a história.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Também adoro a Moreninha Pri...Bjos

    ResponderExcluir

Vamos trocar ideias?