quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder


“... a única coisa de que precisamos para nos tornar bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas...” 
Essa foi a resenha que mais demorei em escrever. Primeiro pela dificuldade de destacar apenas alguns pontos de um livro tão bom e depois pelo tempo que me consome (rsrs). O Mundo de Sofia nos faz entrar no pequeno mundo filosófico de Sofia, que esta nas vésperas para completar seus quinze anos, mas não só no dela, também no de Hilde, Alberto e o pai de Hilde. Num dia comum de volta da escola Sofia recebe uma misteriosa carta e uma encomenda. Na carta, estão as duas perguntas que iriam mudar sua visão sobre a realidade e sobre o homem: Quem é você? De onde vem o mundo? 
O livro trata da filosofia de um modo gostoso de se ler até para quem não se interessa por filosofia. A história destaca alguns dos principais acontecimentos da humanidade que interferiram na sua transformação (para melhor?) e o pensamento dos maiores intelectuais que entraram para a história por tentarem responder aquelas perguntinhas proposta à Sofia, passeando desde as concepções filosóficas desenvolvidas no mundo antigo com os pré-sofistas, até os dias contemporâneos. Isso rodeado por outro enigma que Sofia e seu professor estavam inseridos.
Sofia, além das cartas do seu “curso de filosofia”, também recebia cartas endereçadas à outra menina, Hilde. Detalhe, as cartas eram escritas pelo próprio pai de Hilde, que sempre mencionava desculpas por entregar os bilhetes por meio de Sofia, mas que isso teria uma explicação. E no fim tem mesmo, que no inicio confunde um pouco, mas que depois acaba até sendo mais um dos detalhes especiais do livro. Gostei muito do livro desde a primeira página. A escrita envolve, e você só tem vontade de ir lendo sem parar. Além do que, desperta no leitor o interesse de quer saber mais da realidade, refletir sobre o que é comum e sobre o que não é ainda também. Recomendadíssimo!!

“Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quando surgimos.” (p.214)

Apreciação: 5

[Sendo que: 1 – Ruim; 2-Regular; 3-Bom; 4-Muito Bom; 5-Adorei]

8 comentários:

  1. Gostei do que você disse no final: saber mais. Gosto muito desse livro, meu medo é que livros assim façam com que alguns leitores creiam que agora já sabem filosofia. Aí deixam de lado os filósofos! É um livro para despertar, acho que isso devia estar escrito bem grande na folha de rosto!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é realmente incrível, quando comecei a ler pensei que iria contar a história da filosofia e que seria chato, mas ao contrário, conseguiu me prender do início ao fim.
    Bjimmm

    http://epilogosyfinais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. OIii!

    Eu não sou mto fã de filosofia, embora já tenha estudado mto e tenha boa noção dos assuntos acerca. Mesmo assim sempre quis ler esse livro. Leio mtas críticas positivas sobre ele.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Iza, muita gente fala super bem desse livro, mas eu nunca tive vontade de ler. Ainda não tenho.
    Quem sabe um dia?

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muitas pessoas já me falaram deste livro, inclusive professores, que o indicaram!
    Gostei muito de sua resenha :D E segui seu blog =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patricia. O livro realmente é ótimo, gostei muito dele, me fez pensar e ver as coisas de outras maneiras mesmo que de forma miníma.

      Beijos!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Izabela!

    Adorei sua resenha :)
    Estou participando de um desafio e gostaria de divulgar sua resenha em meu cantinho! Tudo bem?
    Todos os créditos serão dados! Como uma das tarefas é encontrar um blog que tenha avaliado o livro positivamente! Logo encontrei o teu.

    Tudo bem?
    Se possível, responda por aqui: adrianogutemberg_09@hotmail.com
    Ou no blog: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    Beijos
    Adriano

    ResponderExcluir

Vamos trocar ideias?