segunda-feira, 16 de julho de 2012

Saindo de [Casa] Independência ou Morte - Bárbara Ribeiro


Junto com a sensação de liberdade e de independência, ir morar sozinho também inclui uma nova postura para resolver os problemas, já que agora é você por você mesmo. Saindo de Casa – Independência ou Morte, fala sobre as confusões iniciais que são atravessadas por aqueles que decidem sair do conforto e comodidade da casa dos pais, em busca de maior liberdade e desafios para a vida. Nele nós somos apresentados a quatro jovens que saem de casa por uma necessidade interior de se ver dono do próprio nariz, e se aventuram nas alegrias e desventuras da vida autônoma.
Além do fato de decidirem viver a experiência de morar sozinho, Murilo, Vivian, Jonas e Luana têm em comum o fato de morarem na mesma cidade, o Rio de Janeiro. Os perfis dos quatro jovens são bem parecidos. Eles são da classe média e estão na faculdade, uns veteranos e outros novatos. A vivência de cada personagem é contada separadamente, como em capítulos. São descritas as divertidas situações por quais eles passam junto com seus amigos, e junto com esse toque de humor também aparecem temas bastante discutidos no meio social, como a lei seca e a sua efetiva execução no país; o preconceito sexual, e as dúvidas e inseguranças da fase “ainda estou jovem, mas estou envelhecendo”.
Esse é o primeiro livro de Bárbara Ribeiro, que terá continuação a partir das histórias que o leitor pode deixar lá no site do livro (http://www.saindodecasa.com/), o que, aliás, é um convite no final do livro, juntamente com algumas dicas bem legais e úteis para quem está iniciando a vida independente. Só senti falta de experiências dos personagens estarem mais relacionadas. Gostei da escrita simples e o tom informal que o texto possui, aproximando-se mesmo do nosso cotidiano. No mais, a leitura flui naturalmente numa escrita meio informa que se aproxima do nosso cotidiano, e é um livro para quem estar procurando uma leitura leve, e de quebra se divertir um pouco.

Às vezes quando as coisas saem fora do que você planejou pode significar algo bom.” (p.70)
Apreciação: 3
[Sendo que: 1 – Ruim; 2-Regular; 3-Bom; 4-Muito Bom; 5-Adorei]
Dados técnicos:
Editora: Lumi
Páginas: 160

Um comentário:

  1. Olha, não conhecia esse livro. Gostei muito da dica.
    Deve ser muito legal saber como os personagens se viram morando sozinhos. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Vamos trocar ideias?