segunda-feira, 8 de abril de 2013

O Caminho para casa - Kristin Hannah


Escolhas, consequências, amizade, família e perdão, são alguns dos elementos que constrói a narrativa de O Caminho para Casa, de Kristin Hannah.
O livro conta a história de Lexi, uma jovem que passou a infância morando em abrigos para adoção, por causa da mãe que não conseguia largar as drogas. Quando acreditava estar recuperada a mãe de Lexi voltava para buscar a filha e tentar viverem juntas novamente, mas logo a garota era obrigada a voltar para o abrigo por uma recaída da mãe. Aos 14 anos, a mãe de Lexi já havia falecido, e uma tia de Lexi é encontrada pela assistente social. Apesar de toda a simplicidade, e do pouco que podia oferecer a Lexi, Eva aceita cuidar de Lexi.
Nessa primeira parte do livro, vemos a mudança de Lexi para a casa da tia e início de sua amizade com Mia Farraday, que apesar de ser irmã gêmea do rapaz mais popular da escola, Zach, era extremamente tímida, e solitária. Isso não impediu Lexi de se aproximar daquela garota que se vestia de jeito engraçado e diferente, sentada embaixo de uma árvore lendo um livro. A partir desse dia, Lexi e Mia se tornaram amigas inseparáveis, e junto com Zach, eram um trio perfeito.
Lexi é muito bem acolhida pela família Farraday, principalmente depois que Jude, a mãe dos gêmeos, conhece sua história. Jude é uma mãe superprotetora e que faz qualquer coisa para ver os filhos longe de perigo. Ao mesmo tempo em que demonstra esse amor pelos filhos e o espero, Jude também expressa a mágoa sentida pela ausência da mãe em sua vida, motivo pelo qual se esforçava tanto para ser uma boa mãe.
Zach gostou de Lexi desde o primeiro minuto que a viu na escola, assim como Lexi, mas por um motivo que envolvia um acontecimento do passado e Mia, não revelou seu sentimento a garota. Isso, até o dia em que Lexi por impulso tenta beijá-lo. Desde esse dia os dois decidem ficar juntos e enfrentar a reação de suas famílias, em especial Mia. Depois de passados uns momentos de nebulosos de aceitação do namoro de Lexi e Zach, os três se tornam ainda mais unidos e amigos.
No último ano da escola os três sabiam que teriam que se separar, pois Lexi não poderia frequentar a mesma faculdade que Mia e Zach. Decidiram por um juramento que sempre estariam unidos acontecesse o que fosse. Quando enfim chega o dia do baile de formatura, uma tragédia acontece a vida dos três e suas famílias se transforma radicalmente. Na segunda parte do livro, nós acompanhamos o que se passou depois desse acontecimento e de como a vida se encarregou de cicatrizar a dor causada em todos os personagens.
A história é muito bonita na mesma medida em que é intensa e comovente. A autora escreve de forma detalhada os lugares e sentimentos das personagens sem que seja cansativo, e sim de modo fluído e que faz o leitor querer continuar lendo a cada frase e desfecho dos capítulos. Lexi e tudo o que acontece com ela durante a trama me fez ficar tão próxima dela como se a conhece-se de fato, e junto com ela me emocionei, chorei, tive raiva e sorri. Esse foi o segundo livro que li de Hannah e que me envolvi e gostei bastante do enredo, talvez por serem temáticas aproximadas, mas principalmente pela forma sutil de como é abordada as relações e os sentimentos das pessoas.

Dados técnicos:
Tradução: Carolina Alfaro
Editora: Arqueiro
Páginas: 352.

Talvez goste de ler também:

2 comentários:

  1. Bom, eu sempre fiquei com um pé atrás com esses livros sobre famílias e tudo mais porque gosto mais de histórias juvenis, então essa é a primeira vez que eu sequer leio uma sinopse de um livro do tipo. E que surpresa! Não sei se é esse livro ou se todos são assim, mas achei muito interessante! Já vou baixar para ler. Encontrei o ebok aqui, caso queira pro kindle: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Caminho-Para-Casa

    boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que também goste bastante da leitura Violeta. Quero ler ainda outros livros dessa autora.

      Obrigada pela visita!

      Beijos!!

      Excluir

Vamos trocar ideias?